Autorização de Consulta da Situação Tributária

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Boas Festas!

O CNO deseja a todos os colaboradores e amigos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo de 2009.




sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Uma pérola deste 2.º Encontro Nacional de CNO...

O texto da intervenção da Coordenadora do CNO D. Inês de Castro de Alcobaça, Dra. Anabela Luís.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Apresentações do 2.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades

Sessão de Abertura
Centros Novas Oportunidades: Resultados e Prospectiva
Luís Capucha
Sessão Plenária
A Educação e Formação de Adultos em Portugal: Rumos, Encruzilhadas e Desafios
Isabel Alçada

Painel
A Iniciativa Novas Oportunidades: Estratégias para a Qualificação
Marta Maia
Carla Tavares (representada por Adelino Serras)
Lusitana Fonseca

Sessão 1
Os Desafios da Gestão e Coordenação dos Centros Novas Oportunidades
Anabela Luís
Sofia Bio
Hugo Rico
José Alberto Leitão

Sessão 2
A Construção de Portefólios: Dinâmicas, Intervenções e Soluções
Mafalda Branco
Tânia Santos
Filomena Sousa

Sessão 3
Percursos de Qualificação: O Catálogo Nacional de Qualificações como Instrumento de Trabalho
Olinda Brito
Sandra Rodrigues
Ana Cláudia Valente

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Resultados do 2.º Encontro Nacional de CNO

Depois de mais um Encontro de CNO, gostaria de partilhar algumas notas, donde ressaltam:
1 - Estiveram presentes cerca de 1300, o que representa quase o dobro do número de pessoas que estiveram presentes na edição de 2007 que decorreu na Reitoria da Universidade de Lisboa.
2 - Para além do cariz eminentemente político que a sessão tomou no início, penso que a qualidade dos intervenientes deverá ser ressalvada e foi possível ficar com um considerável conjunto de preciosas informações. Oportunamente espero aqui colocar essas informações.
3 - Um ponto negativo que resultou também deste encontro foi o facto da comunicação ter sido feita apenas num só sentido, não tendo havido possibilidade de abrir espaços de diálogo e/ou de opinião.
Em resumo, são muito importantes estes momentos também porque é muitas vezes possível realizar encontros à margem que permitem discutir pequenos assuntos do dia a dia dos CNO que são muitas vezes comuns a vários Centros e estabelecer assim também importantes contactos.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

2.º Encontro Nacional de CNO

.


"Considerando o papel central e estratégico dos Centros Novas Oportunidades na concretização das actuais políticas de educação e formação da população adulta, o 2º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades pretende constituir-se como um espaço de: - transferência de «boas práticas» entre Centros Novas Oportunidades;- reflexão sobre metodologias e modelos técnico-pedagógicos;- articulação entre a sociedade civil e as entidades responsáveis pelos processos de qualificação no contexto do Eixo Adultos da Iniciativa Novas Oportunidades.Subordinado ao tema Educação, Qualificação, Futuro , o encontro estrutura-se em duas partes distintas. Numa primeira parte é enquadrada a educação e a formação de adultos em Portugal, discutido o papel das competências-chave nas sociedades contemporâneas, os rumos seguidos nas políticas de educação e formação, as encruzilhadas e os desafios que são actualmente lançados aos agentes com capacidade de intervenção e de implementação das políticas desenvolvidas neste domínio. As estratégias de qualificação da população adulta são testemunhadas por representantes de entidades parceiras da ANQ, I.P., no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades. Na segunda parte, o encontro assume-se como um espaço de reflexão e partilha de experiências, muito orientado para o trabalho efectivo dos Centros Novas Oportunidades. Este encontro tem como destinatários os responsáveis das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades (coordenadores, técnicos de diagnóstico e encaminhamento, profissionais de reconhecimento e validação de competências e formadores) e, também, aos avaliadores externos que participam nos júris de certificação e constituem a bolsa nacional."

Ver aqui mais informações.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A propósito do "Ranking das Escolas"

Da recente publicação dos dados relativos à ordenação de algumas escolas portuguesas (públicas e privadas), tive acesso a uma reflexão que gostaria de partilhar. Pode ser encontrada aqui.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

PERÍODO LABORAL
SEGUNDA - SEXTA
9:00 - 12:30
14:00 - 17:30

PERÍODO PÓS-LABORAL
SEGUNDA E QUARTA
20:00 - 22:00
TERÇA E QUINTA
19:00 - 23:00


EQUIPA TÉCNICA
CARINA CARDOSO - Téc. de RVC - ccardoso@esarganil
Quarta, 14:00 - 16:30
Sexta, 9:00 - 13:00

JOÃO PEDRO - Téc. de RVC - jmartins@esarganil.pt
Segunda, 14:00 - 18:00
Terça, 14:00 - 16:00 | 17:30 - 18:30

MARIA JOÃO - Téc. de RVC - mjferreira@esarganil.pt
Segunda, 14:00 - 16:00 | 18:00 - 22:30
Terça, 14:00 - 16:00 | 17:30 - 18:30
Quarta, 14:00 - 15:00 | 17:00 - 18:00
Quinta, 14:00 - 15:00

TERESA GAMA - Téc. de RVC- tagama@esarganil.pt
Segunda, 14:00 - 18:00
Terça, 14:00 - 16:00 | 17:30 - 18:00
Quarta, 14:00 - 18:00
Quinta, 14:00 - 18:00

OLINDA BRITO - Téc. de Diag. - ofbrito@esarganil.pt
Terça, 14:00 - 16:00 | 17:30 - 18:00 | 19:00 - 23:00
Quarta, 9:00 - 13:00 | 14:00 - 18:00
Quinta, 14:00 - 18:00 | 19:00 - 23:00
Sexta, 9:00 - 13:00
14:00 - 18:00

terça-feira, 14 de outubro de 2008

... mais um documento para reflexão!

Apresento agora um documento que reproduz uma intervenção realizada num Congresso do Sindicato dos Professores da Madeira, desta vez sobre a temática Aprendizagem ao Longo da vida, embora questionando e manifestando até preocupação, por exemplo, com a extensão do Processo de RVCC ao nível Secundário. Penso que no texto existem alguns motivos para boas reflexões. Mais uma vez, boas leituras!

Trabalho de Investigação

Foi realizado um trabalho de investigação intitulado (Re)descobrir a matemática em mim:
O percurso de dois adultos num Centro Novas Oportunidades, realizado por Óscar Fernandes & Margarida César da Universidade de Lisboa, Departamento de Educação & Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências, que julgo ser de bastante interesse para todos os que estão de algum modo comprometidos na sua actividade com os Processos de RVCC. O documento pode ser visto aqui. Boas leituras!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Formação ANQ para as Equipas Técnico-Pedagógicas dos CNO

Terminou ontem o conjunto de formações previsto para as Equipas Técnico-Pedagógicas dos CNO.
A formação decorreu bem, com um conjunto cuidado de formadores com boas competências nas várias temáticas relacionadas com o dia-a-dia da vida num CNO. Em breve faremos um ponto de situação mais detalhado desta formação e iremos procurar integrá-la no nosso trabalho do diário.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Formação ANQ para as Equipas Técnico-Pedagógicas dos CNO

Terminou ontem a formação para as Equipas Técnico-Pedagógicas dos CNO, promovida pela ANQ. Penso que a formação correu bem, com um bom conjunto de formadores que partilharam experiências e transmitiram algumas ideias interessantes sobre os vários aspectos do dia-a-dia de um CNO.
Ocorreu-me deixar aqui o material que nos foi disponibilizado, fazendo votos para que este possa ser aproveitado da melhor forma por quem sentir necessidade.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

NOVOS PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS E DE DESBLOQUEIO DE ENCAMINHAMENTOS

"Decorrido o período em que a Agência Nacional para a Qualificação, I.P. procedeu à análise e emitiu os respectivos pareceres sobre os pedidos de transferência entre Centros Novas Oportunidades solicitados pelos candidatos, nas situações em que já tenha sido accionada pelo menos uma vez esta acção, informamos que, neste momento, estamos em condições de transferir esta competência e responsabilidade aos Centros Novas Oportunidades da Rede Nacional.

Assim, os Centros Novas Oportunidades passam a partir de agora a proceder à análise e respectivo parecer de todos os pedidos de transferência solicitados pelos candidatos que aí se encontram inscritos.

(...)


Nesta sequência, junto se enviam as novas orientações e procedimentos sobre os pedidos de autorização de transferência e de desbloqueio de encaminhamentos, para que procedam em conformidade.

No que diz respeito aos pedidos de transferência remetidos à ANQ, I.P. a partir de 1 de Agosto do corrente ano, e que ainda não obtiveram resposta, solicitamos que os mesmos sejam analisados (...), à luz das novas orientações e procedimentos estabelecidos, para que de uma forma mais célere se emitam os respectivos pareceres. Deste modo, sempre que o pedido de transferência seja considerado deferido, passam os Centros Novas Oportunidades a poder accionar a acção de transferência dos processos dos candidatos registados no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).


Para este efeito, a ANQ, I.P. notificará todos os candidatos que estão a aguardar uma resposta sobre os seus pedidos de transferência, para que se dirijam ao Centro Novas Oportunidades onde se encontram formalmente inscritos no sentido de aí obterem as respectivas respostas.

Por último, deverão ser observadas com particular atenção as orientações sobre os pedidos de desbloqueio dos encaminhamentos para que de uma forma articulada se encontrem soluções adequadas e satisfatórias para os candidatos que solicitem a anulação desta acção.

(...)

A Direcção da Agência Nacional para a Qualificação, I.P."

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Candidatos ao abrigo do D.-L. n.º 357/2007

INSCRIÇÕES ABERTAS

Encontram-se a partir de hoje abertas as inscrições para a realização de Exames a nível de escola para Candidatos com percursos de Nível Secundário incompletos.

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria da Escola até ao próximo dia 30 de Setembro, podendo o Aviso de Abertura ser visto aqui.

Os exames terão lugar entre os dias 17 e 28 de Novembro segundo calendário a afixar oportunamente.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Formação ANQ

Teve início ontem, dia 16, a Formação para as novas equipas Técnico-Pedagógicas promovida pela ANQ.

O Programa da Formação pode ser consultado aqui.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Actividades de Início do Ano Lectivo 2008-2009

Estão já disponíveis no site da Escola informações relativas à organização das actividades de início do ano lectivo na ESA. Isso inclui naturalmente as actividades que serão desenvolvidas no CNO da Escola e neste site serão em breve disponibilizadas mais informações. O documento pode ser consultado aqui.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Formação para as equipas dos Centros Novas Oportunidades

Decorreu nos passados meses de Junho e Julho o primeiro momento de formação para os elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades. Esta formação foi desenvolvida por instituições de ensino superior, no âmbito de protocolos de cooperação estabelecidos com a Agência Nacional para a Qualificação, I.P., e tiveram como destinatários Coordenadores, Profissionais de RVC e Formadores.

Na segunda quinzena de Setembro, terá início um novo momento que repetirá as temáticas abordadas nas acções desenvolvidas em Junho / Julho de 2008 [Contexto da educação e formação de adultos em Portugal e Processos de RVCC de nível básico e secundário (etapas e metodologias)], correspondendo no mínimo a 35 horas no total, podendo nalgumas universidades, ter mais horas (até 40 horas no total).

Este novo momento de formação destina-se exclusivamente aos novos elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades que não participaram na formação promovida pela Agência Nacional para a Qualificação, I.P. em 2007, nem estiveram envolvidos no primeiro momento de formação que decorreu em Junho / Julho de 2008.
Tal como aconteceu anteriormente, algumas instituições de ensino superior assegurarão, regionalmente, a formação para os novos elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades. Cada CNO deverá enviar a lista de elementos até dia 20 de Agosto.
De referir que a participação na formação está dependente da inscrição prévia junto da Agência Nacional para a Qualificação, I.P., não sendo possível a frequência de qualquer pessoa que não cumpra esta condição.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Rectificação

A lista de ordenação do concurso para Técnicos de RVC sofreu uma alteração devido a um lapso que tinha sido cometido e do qual pedimos desde já desculpa mas logo que foi detectado foi de imediato corrigido. A nova lista poderá ser consultada na Escola ou aqui.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Júri de Validação de Nível Secundário



Realizou-se hoje a primeira Sessão de Júri de Validação de Nível Secundário de candidatos que concluiram os respectivos Processos de Reconhecimento.


Esta sessão será um marco importante na actuação do CNO e na procura contínua da excelência nestes processos. Pretendemos fornecer uma resposta cada vez de maior qualidade, não só no desenvolvimento de Processos de RVC mas também no tipo de resposta qualificante fornecida a todos aqueles que nos contactam através do CNO, o que significa uma fase de diagnóstico e encaminhamento bem realizada, em função dos perfis individuais de cada candidato.

Aproveitamos para dar os parabéns não só aqueles que agora são os novos Diplomados mas também à equipa que com eles trabalhou e que foi responsável pela sua apresentação a Júri. Penso que uns e outros dignificaram o nome da Escola e a credibilidade do próprio Processo.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

De que Competências vão precisar os Europeus nos próximos anos?


O centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional apresentou o estudo Necesidades futuras de competências na Europa: previsão a médio prazo. Desse estudo conclui-se que:
  • as economias europeias vão continuar a desenvolver-se sobretudo no sector dos serviços, perdendo empregos nos sectores primário e secundário;
  • em todos os níveis e sectores continuará a aumentar a exigência de competências e qualificações, mesmo nos chamados empregos pouco qualificados.
Estas previsões abrangem o período até 2015.
Revelam que a longa transição dos países europeus para uma economia cada vez menos centrada sobre o sector primário e a indústria e cada vez mais voltada para os serviços ainda não está concluída. Esta transição é, contudo, progressiva: os sectores tradicionais ainda ocupam um grande número de pessoas e continuarão a ocupar a médio prazo.
Os verdadeiros vectores de crescimento serão os serviços. Um fenómeno que terá um impacto ainda mais significativo do que a ascensão dos serviços é a necessidade crescente em competências e em qualificações em todos os níveis. A procura de saber-fazer altamente qualificado ainda não atingiu o seu nível máximo. Mesmo os empregos de operários não qualificados vão exigir competências cada vez maiores, enquanto os operários qualificados necessitarão cada vez mais de um nível de formação médio.
As consequências sobre o emprego são importantes. Dado que serão requeridas cada vez mais competências, os novos trabalhadores vão necessitar de qualificações mais elevadas para fazer "o mesmo trabalho".

Para mais informações ver:
www.cedefop.europa.eu


quarta-feira, 16 de julho de 2008

Entrega de Diplomas

Realizou-se hoje mais uma entrega de Diplomas numa sala cheia (Pavilhão Polivalente da Escola) de candidatos que concluíram os respectivos processos de reconhecimento de competências. Para cada um deles este momento representou o culminar de muitos anos em que, pelos mais variados motivos, tiveram de se afastar da Escola, onde agora regressaram para mostrarem e partilharem as suas experiências de vida connosco e aquilo que com elas aprenderam. O documento que agora adquiriram (diploma), foi em resultado do intenso trabalho realizado nos últimos meses por eles próprios e pela Equipa pedagógica do CNO da Escola. Ficou feito um trabalho, centrado nos adultos, que revelará a sua qualidade, podendo ser exibido em qualquer circunstância e em qualquer altura, de que todos nos orgulhamos.


Contudo, esta é apenas mais uma fase, uma etapa, um patamar no percurso da Aprendizagem ao Longo da Vida, uma noção que certamente todos estes sessenta candidatos têm agora , após este "regresso à Escola", bem clara. Num mercado de trabalho cada vez mais exigente, todas as competências têm de ser colocadas em prática não só para terem sentido mas também para elas próprias gerarem novas competências ou a capacidade para adquirir outras. Assim, a partir de hoje novos horizontes se abrem para estes adultos, quer em termos pessoais quer em termos profissionais. A todos, parabéns pelo vosso trabalho!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Listas de Ordenação - Candidaturas para Técnicos de RVC e Técnico de Diagnóstico

Estão já disponíveis para consulta as listas ordenadas dos Concursos para Técnicos de RVC (aqui) e Técnico de Diagnóstico (aqui). As listas podem também ser consultadas na Escola.
N.B.: Todas as reclamações relativas às listas aqui publicitadas deverão ser dirigidas ao Conselho Executivo no prazo de 10 dias.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Termina hoje o prazo para a recepção de candidaturas para Técnico de Diagnóstico e para Técnicos de RVC

Termina hoje o prazo para a recepção de candidaturas para os lugares de Técnico de Diagnóstico (35 h) bem como para Técnicos de RVC (um horário de 35 h, dois de 18 h e dois de 17 h), conforme aviso publicitado oportunamente. Decorre agora um prazo de selecção e análise das candidaturas até ao próximo dia 15 de Julho, momento em que serão afixadas as listas definitivas de graduação.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

2.º momento de Formação para Técnicos de Diagnóstico


Decorreu hoje a terceira parte da formação para Técnicos de Diagnóstico, à volta da Metodologia de Acolhimento, Diagnóstico/Triagem e Encaminhamento. Esta formação começou no dia 14 de Maio passado com uma sessão presencial, sucedeu-lhe uma fase de implementação da Metodolgia nos CNO e teve agora mais uma sessão presencial, realizada nas Caldas da Rainha para os CNO da zona Centro.




Esta Metodologia envolve uma série de passos considerados imprecindíveis para a definição inequívoca do perfil de cada candidato com vista ao seu mais adequado encaminhamento para uma resposta de oferta formativa.




A partir de hoje iremos continuar a assegurar a implementação desta metodologia no nosso CNO, com vista à realização de um trabalho de qualidade.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Investigadores e professores Ibero-americanos discutem «Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências»

Riscos de insustentabilidade. Quais os caminhos para um desenvolvimento sustentável.

Eis um tema que poderá ser abordado em sessões de RVCC e que sugiro pela actualidade. Notícia completa aqui.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Abertura dos concursos para Técnico de RVC e Técnico de Diagnóstico

De acordo com notícia publicada no site da DREC, é aberto hoje o Processo de Concurso para Técnico de RVC e Técnico de Diagnóstico para os Centros Novas Oportunidades (CNO) promovidos por algumas Escolas.

  • Até dia 19 de Junho as Escolas providenciam a publicitação dos avisos de abertura dos concursos, nos termos do n.º 4 do artigo 9.º da Lei n.º 23/2004, de 22 de Junho. Anexamos propostas de minutas do aviso de publicitação de oferta de trabalho para os Técnicos de Diagnóstico e Encaminhamento e Profissionais de RVC;
  • Até 23 de Junho os júris constituídos elaboram a acta da 1ª reunião com os critérios de selecção e respectivas ponderações sendo os mesmos afixados nas escolas;
  • A partir do 3º dia útil, após a afixação referida no número anterior, inicia-se o prazo de oito dias úteis para a apresentação das candidaturas cujo terminus ocorrerá até dia 4 de Julho;
  • Até 15 de Julho é feita a selecção dos candidatos;
  • A partir de 15 de Julho são afixadas as listas de graduação.
Para mais informações, visite o site da Escola.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Iniciativa do Blog RVCC/NO da autoria do Dr. João Lima, Avaliador Externo

«No âmbito da dinamização de partilha de práticas, relatos, estudos, reflexões e outras actividades promovidas no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente da implementação do processo RVCC e cursos EFA, o autor do Blog RVCC/NO promove um concurso com o objectivo de criar uma efectiva partilha de visões, opiniões, práticas, metodologias, recursos e relatos que permitam ter uma visão do que de melhor se faz neste contexto, quer pelas equipas dos CNO, quer pelos adultos em processo.
O concurso divide-se em duas iniciativas essenciais: Para as equipas dos CNO e para adultos.
No que concerne às equipas dos CNO, o objectivo centra-se em elaborarem um manual de práticas ou recursos para a dinamização de qualquer tipo de actividade, metodologia, prática ou recurso para aplicação em contexto de processo RVCC ou formação/mediação EFA.
No que concerne aos adultos, o objectivo centra-se em partilharem relatos, actividades, recursos ou iniciativas realizadas no âmbito da sua ligação/participação na conclusão de uma qualificação (Básico ou Secundário) em processo RVCC ou formação EFA.


Os prémios serão os seguintes, por categorias:
Equipas CNO:
1.º Lugar – 150 euros em livros + Certificado de Participação.
2.º Lugar – 100 euros em livros + Certificado de Participação.
3.º Lugar – 50 euros em livros + Certificado de Participação.
Adultos:
1.º Lugar – 150 euros em livros + Certificado de Participação.
2.º Lugar – 100 euros em livros + Certificado de Participação.
3.º Lugar – 50 euros em livros + Certificado de Participação.

Aqui fica o regulamento do concurso e instruções de participação. Bom trabalho, boas ideias e boa sorte a todos os participantes!»

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Completamento do 12.º ano

Com o início dos primeiros cursos EFA no CNO da Escola Secundária de Arganil foi também possível encaminhar muitos candidatos com o 12.º ano incompleto (com até 6 disciplinas em atraso) nas condições de aplicação do DL n.º 357/2007, para realizarem horas de formação (50 horas por cada disciplina anual em atraso para concluir o 12.º ano). Os candidatos escolheram os módulos (ou da formação de base ou da formação tecnológica) em que pretendem obter a sua formação, da qual receberão certificação no final.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Início dos cursos EFA

Tiveram hoje início os primeiros cursos EFA organizados por este CNO.

Os candidatos encontram-se bastante motivados e têm revelado grande empenho para atingirem por este meio os objectivos que traçaram para as suas vidas pessoais e profissionais. Foram assinados os contratos, entregues os horários e atribuídos os domínios na Rede Informática Interna. Na próxima semana terão início as sessões de formação com a equipa pedagógica.
Cumprimento todos pela força e ânimo demonstrados e envio votos de felicidades.


Com paciência e perseverança muito se alcança.
Théophile Gautier - França [1811-1872] Escritor

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Técnico de Diagnóstico

A Agência Nacional para a Qualificação criou recentemente uma nova função nos Centros de Novas Oportunidades e encontra-se (desde ontem dia 13 de Maio e até ao póximo dia 15) a realizar acções de formação para os elementos dos CNO que irão desempenhar esta função. Este Técnico de Diagnóstico passará a ser um elemento extremamente valioso já que ele estará presente em todos os momentos da etapa inicial de um candidato num CNO, sendo responsável pelo ACOLHIMENTO, DIAGNÓSTICO e ENCAMINHAMENTO de todos os candidatos.
Esta formação decorre no fomato de sessões de trabalho onde são analisados exemplos (ficcionados) de descrições de eventuais candidatos aos quais é necessário dar uma resposta formativa adequada.
O instrumento de trabalho relativo a esta metodologia poderá ser visto aqui.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Enquanto não arrancam os cursos EFA...


Realizamos já neste mês de Maio mais duas sessões de Júri de Validação de candidatos de nível Básico. Todos viram validadas as competências que adquiriram ao longo das suas vidas (nas mais variadas áreas: mecânica automóvel, construção civil, cabeleireiro, ...).


quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cursos EFA de Nível Secundário

O CNO da Escola Secundária de Arganil irá dar início no mês de Maio aos Cursos EFA de nível secundário de Técnico de Apoio à Gestão (referencial) e Técnico de Informática (referencial), que atribuem uma qualificação profissional de nível 3, para além da certificação escolar de nível secundário de educação (equivalência ao 12.º ano). Agradece-se a todos os inscritos que entrem em contacto com a Escola no sentido de organizar os grupos de formação.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Reconhecimento...

É sempre bom obter um feed-back positivo para o trabalho que se desenvolve, em especial numa área como esta em que muito pouco está ainda feito e o trabalho é desenvolvido com o esforço próprio dos membros da equipa. Parabéns pelo vosso trabalho.
http://rvccno.blogspot.com/2008/04/um-trabalho-exemplar.html

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Júri de Validação - B3

Desta vez tivemos uma sessão bastante preenchida, não pelo número mas pela qualidade das competências que foram desvendadas pela Equipa do nosso CNO. De facto, cada um dos candidatos apresentados hoje revelou um manancial de saberes, muitos deles de experiência feitos e esses completados, em dois casos, com um número razoável de Acções de Formação que os candidatos realizaram durante a sua vida profissional. Em dois dos casos presentes a Júri no dia de hoje, talvez apeteça perguntar "Mas, porque é que está aqui, numa Sessão de Júri de nível Básico?!? O Sr. revela competências de nível um pouco mais elevado..." De facto, logo de início, na fase de diagnóstico, ficamos com uma ideia das potencialidades dos candidatos e confrontamo-los com essa possibilidade mas eles preferiram "ir devagarinho", para "ver melhor o que é isto e como funciona este sistema", avançando por etapas. Penso que agora, depois de vermos como também evoluiram, podemos concluir que terá sido uma boa opção. Pensamos que o Processo de RVC assenta nestes candidatos "como uma luva". E julgo também que foi uma mais valia fazerem esta passagem intermédia pela Certificação de Nível Básico, ao contrário do que inicialmente poderiamos pensar. Agora, é preciso continuar...

terça-feira, 15 de abril de 2008

Mais uma sessão de Júri de Validação

Decorreu ontem, nas instalações do nosso CNO, mais uma sessão de Júri de Validação do nível Básico (B3). Uma vez mais, pudemos verificar a alteração que este Processo provocou nas vidas dos Candidatos e a forma como agora encaram o (seu) futuro. Todos pretendem continuar os seus processos formativos: se, há algum tempo atrás, não se atreviam a pensar ou considerar sequer a possibilidade de "regressar à escola", todos eles querem agora apostar cada vez mais na sua fomação ao longo da vida. Nesse particular, foi a todos garantido apoio e orientação do Centro para concretizarem os seus Planos de Desenvolvimento Pessoal. Dentro de algum tempo voltaremos a contactá-los (se não tivermos notícias suas antes...) para verificarmos de que forma este Processo mudou efectivamente as suas vidas.
A todos endereço publicamente os meus parabéns pela forma como encararam este processo, desejando-lhes as maiores felicidades, pessoais e profissionais.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dec.-Lei 357/2007

Estão abertas as inscrições para a realização de exames a nível de escola para candidatos que verifiquem as condições do Dec.-Lei 357/2007. O prazo decorre até ao próximo dia 15 de Abril e as provas realizar-se-ão entre 19 e 29 de Maio. Para mais informações vá a www.esarganil.pt e consulte o aviso.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Sugestões