Autorização de Consulta da Situação Tributária

sexta-feira, 18 de julho de 2008

De que Competências vão precisar os Europeus nos próximos anos?


O centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional apresentou o estudo Necesidades futuras de competências na Europa: previsão a médio prazo. Desse estudo conclui-se que:
  • as economias europeias vão continuar a desenvolver-se sobretudo no sector dos serviços, perdendo empregos nos sectores primário e secundário;
  • em todos os níveis e sectores continuará a aumentar a exigência de competências e qualificações, mesmo nos chamados empregos pouco qualificados.
Estas previsões abrangem o período até 2015.
Revelam que a longa transição dos países europeus para uma economia cada vez menos centrada sobre o sector primário e a indústria e cada vez mais voltada para os serviços ainda não está concluída. Esta transição é, contudo, progressiva: os sectores tradicionais ainda ocupam um grande número de pessoas e continuarão a ocupar a médio prazo.
Os verdadeiros vectores de crescimento serão os serviços. Um fenómeno que terá um impacto ainda mais significativo do que a ascensão dos serviços é a necessidade crescente em competências e em qualificações em todos os níveis. A procura de saber-fazer altamente qualificado ainda não atingiu o seu nível máximo. Mesmo os empregos de operários não qualificados vão exigir competências cada vez maiores, enquanto os operários qualificados necessitarão cada vez mais de um nível de formação médio.
As consequências sobre o emprego são importantes. Dado que serão requeridas cada vez mais competências, os novos trabalhadores vão necessitar de qualificações mais elevadas para fazer "o mesmo trabalho".

Para mais informações ver:
www.cedefop.europa.eu


Sem comentários: