Autorização de Consulta da Situação Tributária

segunda-feira, 27 de junho de 2011

2.ª edição do Curso de Qualificação para Estudos Superiores




A Universidade Aberta abre um novo período de candidaturas, entre os dias 27 de Junho e 15 de Julho, tendo em vista a concretização da 2.ª edição do Curso de Qualificação para Estudos Superiores.

Depois do sucesso alcançado com a 1.ª edição do Curso de Qualificação para estudos Superiores, a Universidade Aberta abre um novo período de candidaturas, entre os dias 27 de Junho e 15 de Julho, tendo em vista a concretização da 2.ª edição desta mesma formação destinada a todos os que pretendam ingressar no ensino superior e que queiram acrescentar à sua formação de base capacidades em áreas fundamentais do saber.
Tal como na edição anterior, encontram-se em condições de frequência deste curso quem tenha concluído o 12.º ano de escolaridade ou formação equivalente e pretenda alcançar uma melhor preparação para a frequência de um curso superior.
Este curso, resultante de protocolo celebrado entre a Universidade Aberta e a Agência Nacional para a Qualificação, estrutura-se em duas partes. A primeira integra uma unidade curricular obrigatória em língua portuguesa; a segunda unidades curriculares opcionais em função dos diferentes percursos que os candidatos pretendam seguir.
Previamente, os candidatos terão de realizar um Módulo de Ambientação online, através do qual irão adquirir conhecimentos que lhes permitirão desenvolver processos de aprendizagem num ambiente virtual.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Legislação - RVCC-PRO

A Portaria n.º 211/2011 de 26 de Maio vem regular a certificação de competências profissionais, fazendo ligeiras alterações relativamente aos Processos de RVCC-PRO que eram até aqui realizados apenas por alguns Centros Novas Oportunidades.

Entre as principais novidades, destacaria a presença de entidades certificadoras, que poderão ser promovidas por entidades diferentes da entidade promotora do Centro Novas Oportunidades onde o adulto se inscreve. Os Centros Novas Oportunidades continuarão a ser responsáveis pelas etapas de Acolhimento, Diagnóstico e Encaminhamento.

Outra novidade é a clarificação da equipa, desaparecendo o nome do "tutor" e dando novas funções ao Técnico de RVC-PRO que terá de ser um formador da área de qualificação no âmbito da qual se desenvolve a certificação de competências profissionais (consultar a Portaria n.º 214/2011 de 30 de Maio sobre o exercício da função de formador).