Autorização de Consulta da Situação Tributária

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Plano de Formação Modular

Existem ainda algumas vagas para preencher em acções de formação modular certificada (UFCD) a decorrerem em vários locais e em várias áreas. Consulte aqui o mapa.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Novas Oportunidades a Ler+


No quadro do trabalho que tem vindo a desenvolver, o Plano Nacional de Leitura (PNL) está a promover, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e de forma articulada com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), um novo projecto designado Novas Oportunidades a Ler +.

Pretende-se consolidar o trabalho que tem vindo a ser feito pelos Centros de Novas Oportunidades (CNO) com os adultos que os frequentam, para que estes aprofundem o seu gosto pela leitura e descubram o prazer de ler.

Os Centros são convidados a explorarem os momentos e as actividades mais convenientes para a promoção de hábitos de leitura. Este processo pode ser feito de diversas formas e em diversos contextos ao longo do período em que o adulto desenvolve o seu trabalho junto do CNO.

O projecto rege-se por um conjunto de linhas orientadoras, que visam o aprofundamento de:- Ambientes de leitura nos Centros de Novas Oportunidades- Dinâmicas e percursos pessoais de leitura - Práticas que suscitem um acesso regular a bibliotecas e ao uso dos seus recursos.

A concretização destas linhas passa pela promoção de actividades, como por exemplo:- A leitura em família, estimulando-se os adultos a lerem com as crianças do seu círculo familiar e do seu círculo de amigos- A leitura livre, motivando-se os adultos a lerem sobre os assuntos que mais lhes interessam- A ida frequente a bibliotecas e a utilização de documentos e de materiais aí existentes - A participação em comunidades de leitores.

Os dinamizadores das actividades de promoção da leitura são os elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros de Novas Oportunidades em articulação com os responsáveis pelas bibliotecas, nomeadamente, as bibliotecas escolares.

Site do PNL

Brochura


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Formação Modular Certificada

Para além das áreas até aqui disponibilizadas, (Formação de Base, 345-Gestão e Administração, 346-Secretariado e Trabalho Administrativo e 481-Ciências Informáticas) passam a estar também disponíveis novas UFCD para a realização de Formação Modular Certificada na Escola Secundária de Arganil nas seguintes Áreas:
521. Metalurgia e Metalomecânica
761. Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
811. Hotelaria e Restauração
850 Protecção do Ambiente

Para realizar a sua inscrição, por favor preencha o formulário disponível aqui e/ou contacte a Escola Secundária de Arganil, de Segunda a Sexta entre as 9:00 e as 17:30 ou entre as 20:00 e as 22:00 à Terça, Quarta e Quinta, através do número 235 200 180.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Directrizes Europeias para Validação das Aprendizagens Não Formais e Informais


A Agência Nacional para a Qualificação vem divulgar a toda a rede de Centros Novas Oportunidades a publicação do CEDEFOP - /European Center for the Development of Vocational Trainig,/ sobre as _Directrizes Europeias para Validação das Aprendizagens Não Formais e Informais_, que se encontra disponível no seguinte endereço electrónico:


http://www.cedefop.europa.eu/etv/Upload/Information_resources/Bookshop/553/4054_en.pdf

Esta publicação traduz as conclusões relativas a práticas, metodologias e intervenientes na operacionalização da validação das aprendizagens não formais e informais, experienciada por cerca de 20 países participantes neste estudo.

Refira-se que as directrizes apresentadas, se inspiram nos princípios comuns europeus na identificação e validação das aprendizagens não-formal e informal e aprovados pelo Conselho Europeu em 2004, e embora não fazendo parte de um quadro político aprovado, assumem-se como um instrumento prático especializado na área mencionada.

Pelo valor acrescentado que representa, a ANQ considera que este documento se constitui como uma ferramenta de apoio à reflexão sobre práticas e metodologias aplicadas pelas equipas dos Centros Novas Oportunidades no decurso das suas etapas/âmbitos de intervenção.